sexta-feira, 15 de maio de 2009

A ARTE DO TAROT



O Tarot é umas das artes adivinhatórias que conta com maior número de seguidores.

Existem numerosos baralhos de Tarot e múltiplos métodos de leitura, fruto de tradições antigas.

Ao longo dos tempos utilizaram-se todo o tipo de meios para conhecer o que o futuro nos reservava. Utilizaram-se os pressentimentos, os oráculos, a astrologia, a adivinhação pura, etc., até chegar ao método actualmente mais utilizado, que é aquele que, a partir do estudo do presente, tende a prever o futuro. E tudo isso com o único objectivo de estarmos preparados face ao desconhecido.

Há séculos que a cartomancia e, em particular, a leitura das cartas do Tarot, é um dos métodos mais utilizados para prever os possíveis acontecimentos que o futuro, mais ou menos próximo, nos pode reservar.

Os primeiros baralhos de Tarot que se conhecem datam de há seis séculos, aproxidamente, embora haja testemunhos da existência de outros ainda mais antigos. Os artesãos que confeccionaram os diversos baralhos ao longo do tempo, reflectiram neles múltiplos simbolos culturais, cuja análise proporciona numerosos dados de interesse para diferentes campos das ciências humanas, em particular para a História, a Semiologia e a Antropologia. Inclusive, o psiquiatra suiço Carl Gustav Jung encontrou nas cartas de Tarot as respostas simbólicas para muitas das suas interrogações, que a ciência moderna, baseada somente em processo de causa e efeito, não podia resolver. O criador da psicologia analítica efectuou extensas investigações sobre os simbolismos religiosos e míticos e, ao estudar as imagens ancestrais, comuns a toda humanidade e presentes nos mitos e lendas que formam o inconsciente coletivo de qualquer pessoa, interessou-se por ciências esotéricas como o I Ching e o Tarot. Estes argumentosnão podem ocultar, no entanto, o carácter lúdico que o Tarot também tem. Porque, apesar do que as cartas nos digam e de como forem interpretadas, ninguém se deve sentir ligado a qualquer futuro, para além do determinado pelos seus próprios actos e pela sua liberdade - o livre arbítrio.


Fiquem bem!

Love & Light

Brigitt :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário